Que vai ficar com os pertences de Cecília?

Leio na coluna GENTE BOA do Joaquim Ferreira dos Santos de O Globo de hoje uma nota intitulada PATRIMÔNIO SENSÍVEL :"A família de Cecília Meireles está pedindo R$ 1 milhão pela casa da poetisa no Cosme Velho, que será leiloada amanhã. A casa é tombada e a memória do Rio não corre risco. O destino da biblioteca e o arquivo da Cecília, encaixotados com precariedade na casa em ruínas, vai depender da sensibilidade do comprador."
Fiquei triste e também contrariada pois como pode uma poeta (era assim que ela gostava de ser chamada) ter seu arquivo e biblioteca neste estado de conservação? A memória do Rio não corre risco? Como não sou de guardar raiva por muito tempo, lembrei-me de uma cantiga da minha infância: "Eu sou pobre pobre pobre de marré marré marré..."Se eu tivesse esta quantia ou mais sobrando em conta, dentre outras coisas, arremataria esta casa, contrataria restauradores para o casarão,arrumaria tudo de novo nas estantes e faria deste espaço um espaço cultural para as pessoas. O casarão ganharia vida e poderíamos respirar arte através da poesia, da pintura, de ciclos de leitura, apresentação e lançamento de novos escritores....É,gente, não tenho esta quantia e se o comprador não quiser o que está encaixotado, tenho uma sugestão: Doe para alguém sensível -EU.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Remexendo o baú

Será que este blogue ainda existe?