Aluno brilhante ou aluno pentelho?

O Maracanã, o Brasil, o continente e o planeta Terra inteiros sabem o quanto sou paciente com alunos. Gosto de ouvi-los, saber o que pensam, o que desejam, porém nesta semana recebi um aluno tããão chatinho...A cara do nosso falecido Rolando Lero. Já no seu primeiro dia chegou com mais de uma hora e quinze de atraso, justificou-se e até aí tudo bem, afinal para um trabalhador pode parecer normal um pequeno, eu disse pequeno, atraso.
Eu estou fazendo testes de sondagem na turma uma vez que há grupos diversificados , alguns talvez sejam transferidos de turma e com o resultado da testagem fica bem melhor o planejamento das aulas para o período. Pois bem, no final da aula, quando quase todos já tinham saído, diante do problema matemático
"Seu João ganha R$8,00 por dia de trabalho. Quanto ele receberá se trabalhar 45 dias?"
Ele diz:
"- Se me permite dizer, este problema está errado pois a senhora não pode trabalhar com grandezas diferentes."
Parei para dizer que não havia nada de errado. Ele insistiu (Ah! Já ia esquecendo de dizer que ele me disse ter feito o segundo grau mas que quase foi preso na marinha por falsidade ideológica há vinte anos atrás pois seu diploma era falso e a escola não era registrada. Só que eu dou aula para o equivalente à quarta-série). Mas voltando, disse que não era possível fazer a tal multiplicação e no final encontrou 72 como resposta. Coitado do sujeito que trabalhou os 45 dias!
Na descida da rampa disse que não participaria muito da aula para" não ofuscar a turma" e ontem falou( novamente no meu sagrado horário de saída):
"-A senhora aceitou a resposta da colega, mas "as árvores" não é substantivo no feminino plural, ele pertence àquela forma que serve para os dois gêneros." Sei não.. Acho que ele misturou sobrecomum com comum-de-dois gêneros, enfim... expliquei o porquê da resposta correta e ele:
"-A senhora reparou que não anotei nada da aula?" E eu:
-Sim, claro! Você estava sem caneta?(Quase perguntei, mas" mordi a língua.")
-Não quero parecer sabichão, mas já sei muita coisa.E eu:
-É, Carlos, acho que você vai para a quinta...
Há algo de bom nisso tudo: Este aluno é um ser pensante.
Dei a ele uma avaliação mais "hard" e ele se saiu muito bem, vai mesmo é para a quinta e não para "os quintos" como eu imaginava.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Será que este blogue ainda existe?

Remexendo o baú